Portal Nacional de Anúncios Compra e Venda!
Anunciante: Profissional
Tipologia T0
Sub categoria Quinta
Estado Usado
Certificação Energética F
Área 512
REMAX Grupo Move , registado desde setembro de 2021
Outros anúncios ›
ID do anúncio: 14299002

Magnífica quinta com produção de vinho e fruta inserida na Região do Douro;

Constituída por casa senhorial térrea com cave;

Em excelente estado de conservação;

Cozinha mobilada e equipada;

Aquecimento central;

Piscina;

Lagar;

Habitação secundária com cave e lote de terreno;

Cozinha mobilada e equipada;

Duas habitações para reabilita inseridas na zona da vinha;

Alpendre;

Espigueiro;

Tanque;

Toda a vinha é mecanizada e com sistema de rega;

Excelente exposição solar e privacidade;

Ampla área de terreno agrícola;

Bons acessos;

A propriedade é atravessada pelo Rio Teixeira.

Baião é uma vila portuguesa localizada na sub-região do Tâmega e Sousa, pertencendo à região do Norte e ao distrito do Porto.

É sede do Município de Baião que tem uma área total de 174,53 km2, 17.534 habitantes em 2021 e uma densidade populacional de 100 habitantes por km2, subdividido em 14 freguesias. O município é limitado a norte pelos municípios de Amarante e Santa Marta de Penaguião, a leste por Mesão Frio, Peso da Régua, a sul por Resende e Cinfães e a oeste por Marco de Canaveses.

O município engloba 3 vilas: Baião, Ancede e Santa Marinha do Zêzere.

Baião é o concelho com maior percentagem de área verde e floresta em todo o distrito do Porto (63,5 por cento do território) e possui no seu território recursos naturais de rara beleza, tais como a Serra da Aboboreira, a Serra do Marão, a Serra do Castelo de Matos ou os rios Douro, Teixeira e Ovil.

Cultura

Para além do conjunto megalítico composto pelas Serras da Aboboreira e do Castelo de Matos, onde possui o Campo Arqueológico da Serra da Aboboreira (CASA) com mais de cinco mil anos de povoamento ininterrupto, possui algumas espécies faunísticas únicas em toda a Península Ibérica e ainda preserva entre 30 a 40 por cento de algumas espécies animais e vegetais existentes em todo o território português. Neste âmbito, merece ainda destaque o Convento de Santo André de Ancede (1113 d.C.), anterior à fundação da nacionalidade portuguesa, cuja influência social e económica durante o período medieval se fazia sentir numa extensão que ia do Porto à Régua.

Na gastronomia, o concelho de Baião é famoso pela qualidade das suas carnes, designadamente, o fumeiro e o anho assado e pelos seus vinhos. Com vista a preservar os métodos de produção tradicionais destas carnes e a valorizar a qualidade dos vinhos de Baião, a Câmara Municipal promove anualmente duas iniciativas gastronómicas. Visitadas por milhares de pessoas, provenientes de vários pontos do País, a primeira, designada «Feira do Fumeiro e do Cozido à Portuguesa», realiza-se em Março ou inícios de Abril e a segunda, conhecida por «Festival do Anho Assado e do Arroz do Forno», em finais de Julho. Paralelamente a estas iniciativas, ocorre uma mostra de vinhos e artesanato, com especial ênfase para a cestaria e para as famosas bengalas de Gestaçô, para a doçaria tradicional, com destaque para o Biscoito da Teixeira, e para a música tradicional da região.

No âmbito literário, há que referir que Soeiro Pereira Gomes é natural da freguesia de (Gestaçô), concelho de Baião, e que o escritor Eça de Queirós se inspirou nas suas gentes, nas suas paisagens, nos usos e costumes locais, numa das suas obras mais conhecidas: A Cidade e as Serras. A Quinta de Vila Nova, em Santa Cruz do Douro, Baião, é hoje conhecida por «Casa de Tormes» e a estação de comboio de Aregos foi rebaptizada com o nome de «Tormes».

António Mota, escritor cimeiro a nível nacional no âmbito da literaruta infanto-juvenil, reconhecido e diversas vezes premiado, nasceu em (16 de Julho de 1957) em Vilarelho, na Freguesia de Ovil. O seu livro Outros Tempos (2006), escrito para adultos, com ilustrações da arquitecta baionense Marta Lemos, é uma obra incontornável para quem queira conhecer o modo como vivia o povo das zonas interiores nos meados do século XX.

Património

Anta da Aboboreira (também conhecida por Anta de Chã de Parada, Dólmen da Fonte do Mel, Casa da Moura de S. João de Ovil, Casa dos Mouros e Cova do Ladrão), localizada na serra da Aboboreira na freguesia de Ovil: classificado como Monumento Nacional

Mosteiro de Ancede

Conjunto constituído pelo Mosteiro de Santo André de Ancede, Capela de Nossa Senhora do Bom Despacho e terreiro fronteiro, as origens do Mosteiro de Santo André de Ancede remontam ao século XII e a mais antiga referência conhecida, de 1120.

 

;ID RE/MAX: (telefone)
#ref:126311006-32

Características:

Divisões
 Total quarto(s): 0
Extras
 Fim da construção: 1937-01-01
Áreas
 Área Bruta: 512
 Área de Terreno: 727593

Baião, Porto 16 de novembro de 2023 14:45

Quinta - T0 - Venda - Porto - Baião

1 500 000 €

Contactar anunciante

!Tem de indicar um email válido, sendo obrigatório
!Escreva pelo menos 5 caracteres, sem conter HTML.
Offline