Portal Nacional de Anúncios Compra e Venda!
Anunciante: Profissional
Tipologia T4
Sub categoria Solar
Estado Usado
Área 520
PortugalRur - Mediação Imobiliária, Lda , registado desde setembro de 2019
Outros anúncios ›
ID do anúncio: 13684134

Casa rústica de torre senhorial armoriada situada a 35 minutos (por autoestrada) de Lisboa, e a 5 minutos do cruzamento da A1 para o Algarve e Porto.

Casa rústica de um único piso térreo, que se desenvolve ao redor de uma torre com merlões de padrão Alentejano, sobrepujada por uma torrinha encordoada, à maneira manuelina, com gárgulas seculares em pedra. Da porta dessa torrinha acede-se à coberta da torre principal, espaço de lazer com cerca 40 metros quadrados de uma ligeiríssima inclinação, destinada a encaminhar as águas pluviais para dois canos de pedra esculpida sobressalientes sobre o jardim.

Desse espaço, sobrelevado e ensolarado, abrange-se uma vista de 360 graus que alcança Lisboa, em último plano, e toda a região de lezíria Ribatejana e arvoredo em redor, sem um único edifício defronte até onde a vista alcança. Tanto a antedita torre como a casa, e a cerca murada que as envolve, encontram-se inteiramente cobertas de hera perene, e rodeadas de cedros com décadas de poda, pelo menos, bianual.

A casa propriamente dita desenvolve-se em torno de um pátio interior quadrangular, calcetado (com seixo do rio, como é tradicional na região) em torno de uma auro cária com cerca 20 metros de altura, e uma fonte com uma cimalha de azulejos do século XVIII, donde a água jorra de uma carantonha grotesca para uma pia em mármore, antes de escorrer para um tanque quadrangular, tudo em pedra, com nenúfares e peixes.

Na face Nordeste desse pátio situa-se o portão (de comando automático) ladeado exteriormente dois 'fradinhos' de pedra do século XIX, constituindo o acesso principal à casa, anexo, jardim, pomar, galinheiro, horta, arrumos e piscina, que é encimado por uma cimalha brasonada secular esculpida em pedra e encimada por motivos religiosos no mesmo material. Com uma área total permanentemente habitada, e mantida, de cerca 520 metros quadrados, a habitação seguia uma filosofia destinada a materializar espaços dotados de privacidade autónoma, uma vez que cada quarto tem anexos, uma sala própria e casa de banho.

Começando do Nascente encontram-se dois quartos. Um com duas janelas dando para o jardim, o outro virado para o pátio interior, ambos com acesso a uma sala privada e casa de banho espaçosa.

A porta dessa sala privada dá para o vestíbulo da habitação, e a respetiva porta é em carvalho maciço e artesanal pregueado à espanhola. Esse vestíbulo através de uma porta rotativa em vidro dá para a sala de visitas, dotada de uma lareira de grandes dimensões e com uma ampla porta-janela para o jardim, e outra janela virada para o pomar. Da mesma sala de visitas, ultrapassando outra porta rotativa em vidro desenvolve-se uma escada espiral com vinte degraus em madeira que dão acesso ao quarto principal da torre e, subindo outros degraus, ao pátio superior da mesma.

O quarto principal da torre (40 metros quadrados) possui uma lareira circundada por azulejos do século XVIII e nela encontra-se rasgada um ampla janela em vidro blindado com um imenso horizonte sem uma única casa até ao final do horizonte, e outra janela sobre o jardim. Como já referimos, a propósito da filosofia da casa, tem anexas uma sala (pequena) e uma casa de banho ampla.

Regressando ao piso térreo, e atravessando outras portas em vidro, a sala de visitas comunica com a biblioteca, com uma lareira em mármore branco eruditamente esculpido do século XVIII , e esta com o escritório da Dona da casa. Ultrapassada esta área encontramos um corredor com outra sala de banho, e a casa das roupas e limpezas. No final deste corredor fica uma porta para outro pátio de acesso ao pomar, e a uma pérgula em madeira de teca sombreada por antigos cachos zuis, que corre paralela ao pomar e recebe luz por janelas gradeadas Rodando á direita encontra-se outro vestíbulo da comunica com a cozinha e a sala de jantar (cerca de 60 metros quadrados) onde existe outra lareira de pedra muito ampla encimada por um painel de azulejos do século XVIII. No fundo direito da sala de jantar fica a porta de comunicação com outra 'suite' composta por casa de banho, vestiário, uma boa sala e um quarto com janela para o pátio interior.

No final dos anos de Setenta, por ocasião do falecimento do então proprietário, as edificações desta quinta encontravam-se em completa ruína, e as leiras circundantes dispersas em parcelas. Os atuais proprietários submeteram então ao município os projetos de arquitetura, engenharia e os restantes processos documentais para reconstrução e ampliação. Tudo aprovado e constante nos Arquivos Municipais.
(Ref. 373-21)
#ref:373-21

Características:

Divisões
 Casa(s) de Banho: 5
 Total quarto(s): 4
 Sala(s): 6
Áreas
 Área Bruta: 520
 Área de Terreno: 6280
 Área Útil: 410

Benavente, Santarém 6 de dezembro de 2021 15:24

Solar - T4 - Venda - Santarém - Benavente

1 300 000 €

Contactar anunciante

!Tem de indicar um email válido, sendo obrigatório
!Escreva pelo menos 5 caracteres, sem conter HTML.
Offline