Solar Casa da Torre para Arrendamento em Sobrosa
Apresento-lhe este incrivel solar com igreja para arrendar na vila de Sobrosa, local de riquissima história e belas paisagens.
É uma casa magnífica para habitação de uma familia ou casa de férias.
Pode ser o seu próximo negócio para organização de eventos.
Este imóvel também possui licença de Turismo em Espaço Rural, com galardão 'Selo de Qualidade Rota do Romãnico' com 5 quartos licenciados e uma capela, além de um terreno com 1370m2. Pode ter multiplas funções e ser, talvez a sua próxima habitação.
Todo o imóvel foi restaurado e tem pormenores de antigo solar com janelas e portadas em granito. Salões com lareira, zonas de lazer e quartos luminosos.
O edificio forma um pátio interior e é rodeado pelo terreno de 1370m2 onde existe um telheiro e uma piscina que precisa de manuteção.
Na entrada pelo Rés do chão existe um espaço para receber os clientes, uma sala de refeições para 30 pessoas, sala de estar, um quarto e escadas acesso ao primeiro andar bem como um elevador.
No piso um os restantes quartos, dois com casa banho privada e os outros dois com casa de banho comum, ainda mais uma sala de estar e uma varanda virada a sul.
As fotografias e o filme dão uma melhor ideia da beleza do edificio, tão característico da região e que transmite a ligação do meio ambiente natural à forma de viver e construir da região.
Sobrosa fica a 35Km do Porto com ligação por autoestrada, a 10 Km de Penafiel
História de Sobrosa
Povoação muito antiga, sofreu a influência da romanização, pelo que o seu nome vem do latim 'suberosus', uma adjectivação de 'suberis' que tem o significado de sobreiro. Assim, Sobrosa seria terra abundante em sobreiros.
Com raízes documentadas pelo menos a partir de meados do século XII, Sobrosa foi o local escolhido pelo nobre galego Fernão Peres, o Cativo, para aqui fundar uma Honra, que subsistiria durante 700 anos.
Vários membros da Família dos Soverosas desempenharam importantes funções na Corte dos quatro primeiros reis de Portugal, destacando-se o grande fidalgo D. Gil Vasques de Soverosa, vencedor de várias lides e torneios. Após o exílio de D Sancho II em Toledo (1248), a família entrou em decadência.
- Afonso III concedeu Foral a Soverosa no dia 5 de Julho de 1273
Nas Memórias Paroquiais de 1758, o Vigário de Sobrosa, Padre José Dias Torres, informou que Sobrosa 'He honra com titulo de Villa de Sobroza'.
É de referir que este é o 'século de ouro' para Sobrosa. Por toda a freguesia, grandes casas se constroem e são reformadas, são edificados os Paços do Concelho e Cadeia e o Pelourinho, são levantadas capelas, a igreja é reconstruída, criam-se confrarias, formam-se padres, bacharéis e militares.
Património natural
Serra de São Tiago
Rio Febros (ou Asmes)
Festas e Romarias
- Mártires Santa Eulália e São Sebastião (fim-de-semana do 1.º Domingo de Agosto)
- Nossa Senhora das Dores (15 de Setembro)
- Nossa Senhora da Conceição (8 de Dezembro)
- Feira Quinhentista (bienal nos anos pares)
Património edificado
Igreja Paroquial de Santa Eulália de Sobrosa.
- Igreja Paroquial de Santa Eulália de Sobrosa (1520, ampliada em 1919-1926 e em 1984-1986)
- Cruzeiro do Padrão (anterior ao século XVIII, reformado em 1901)
- Cruzeiro de Guindo (1594)
- Capela de Nossa Senhora das Dores da Torre (1782)
- Capela de Nossa Senhora da Conceição de Rial (1764)
- Ponte de Rial (século XVIII)
- Paços do Concelho e Cadeia (século XVIII)
- Casa da Igreja (1792)
- Casa da Portela (1797) ;ID RE/MAX: (telefone)
#ref:121961270-113
Características:
Divisões
Total quarto(s): 5
Número de pisos: 1
Áreas
Área Bruta: 170
Área de Terreno: 1370
Contactar anunciante