A Quinta do Casalito, património cultural, é uma propriedade de mais de 2, 5 hectares, com um potencial extraordinário, pelas valências que a compõem.
Situada na aldeia da Meia Via, Torres Novas, região de terras delgadas, a Meia Via, sempre fez parte da freguesia de Santiago, até à data de 3 de Julho de 2001 em que passou a ser autónoma, passando a chamar-se freguesia da Meia Via sendo assim a mais recente freguesia do concelho de Torres Novas.
Esta freguesia portuguesa, localiza-se no centro do país e está a 5 minutos da A 23 e a 10 minutos da A1, extremamente bem situada.
O seu palacete do século XX, ( construção concluída de 1937) conta com um projeto de arquitetura assinado pelo famoso arquieteto Raul Lino ( 1879-1974), sobejamente conhecido por articular a tradição portuguesa ' Casas Portuguesas' com as inovadoras correntes europeias do início do século XX.
Raul Lino, inspirava-se em Frank Lloyd Whright, na articulação da sua concepção arquitetonica com o espírito do lugar, valorizando a paisagem e decorando os espaços interiores com materiais tradicioanis de caracter funcional, como versava a teria das Arts and Crafts.
Planeava cada espaço consoante as necessidades dos seus utilizadores, fazendo com que a casa fosse uma obra de arte onde se considerava tanto o uso individual como coletivo . O espaço, o mobiliário, a decoração e o jardim eram um todo.
Apesar de não ser uma das suas obras premiadas, este palacete de 591m2 integra :
4 pisos e 26 assoalhadas, embelezadas por varandas e ligadas por corredores.
- Apresenta 14 quartos, sendo um deles uma suíte,
- 4 casas de banho,
- 2 cozinhas,
- 1hall, central , de ondem germinam todas as divisões
- 3 corredores
- um torreão com lareira e uma paisagem de cortar a respiração
Composta por 3 andares;
Rés do chão, 1º andar, 2º andar- Torreão ' Ninho d´águia' e cave, apresenta uma manutenção cuidada e personalizada com a implementação de loiças e azulejaria individualizadas e mobílias d´época, que definiam o 'cognome' de cada sala, e de equipamentos modernizados à funcionalidade da rotina diária atual, até à data em que foi habitada. Todas as áreas contam com uma excelente iluminação natural.
Rés do chão:
-áreas de salas, em que uma conta com lareira,
-escritório
-1 sala de jantar , lateral à área de cozinha, com entrada direta daquela, e de acesso ao pequeno 'atrium ' da escadaria, com acesso ao exterior, através de porta de sacada.
O palacete está envolvido por 1.550m2 de jardim que, depois de uma manutenção, revivará o potencial evidente deste edifício inserido num lote de 25.000 m2 de área urbana e rural edificável.
Na área circundante, encontra-se :
Um edifício longo com 211m2, subdividido em 3 unidades habitacionais, nomeadamente
- T0, T1 e T2, Bem como um outro edifício longo, com cerca de 250m2, de onde se destaca:
2. uma pequena capela, duas garagens generosas, ambientes de arrumações agícolas, com lareira de chão, em ambientes de Tertúlias rurais e campinas e uma cavalariça com 4 boxes, com entradas independentes.
3. Do outro lado, entra-se num outro mundo: o edifício Casalito, de dois pisos, vãos retilíneos com 403m2, divididos por dois pisos, onde identificamos claramente um salão de festas, eventos, com cozinha e zona de bar, devidamente equipado.
Ao descer, para o nível inferior, entramos numa ampla sala, em open space, de grande horizontalidade e composição simétrica, integrada com as tarefas rurais, campinas: adegas e gastronomias e equestres, de acesso direto para o exterior, com portões amplos e de adaptação à circulação de cavalos, para os pátios exteriores comunicantes ao picadeiro e seu anexo que ladeia, de um dos lados, uma pequena moradia T1, recuperada com duas salas, cozinha, WC e arrumos , cujo alpendre exibe uma uma franca tradição ribatejana.
Do outro lado, do picadeiro, está um lote separado por um murete, onde pode ser construído um segundo picadeiro ou uma moradia independente da quinta, que dá para um bairro habitacional, e acesso a fornecimento de água e esgotos, com estrada alcatroada e iluminação pública.
No restante espaço da quinta, que tem 3 poços de água e 2 tanques, há ainda uma parcela urbana de 3.074,08 m2, onde podem ser erguidas 7 moradias, em 7 lotes de terreno, com saída direta para a segunda entrada Quinta da Meia Via.
A franca vegetação, estende-se por uma mata de 26. 520m2, de zona urbanizável, onde existem outras dependências.
Nas terras da Meia Via, desenvolviam-se '(...) atividades agrícolas e artesanais próprias de cada época, em jornadas de canseiras intermináveis.'
'Quando o conjunto de casais do 'Espargal', antiga povoação que depois veio a chamar-se Meia Via, onde, reza a lenda, teriam os cingeleiros de Riachos encontrado a imagem de Sr. Jesus de Santiago, demonstrava já alguma pujança, ergueram a ermida de Nª Srª de Monserrate e surge a primeira referência à Meia Via num pergaminho de cariz religioso datado de 6 de Agosto de 1668.'
'Não é, portanto conhecida a data exata em que a Meia Via ganhou esta denominação, mas pensa-se que ela provém do facto da povoação estar situada a meio caminho na estrada real de ligação Lisboa/Coimbra e possuir na época um poço público onde as caravanas paravam para descanso de homens e animais.'
'No início do século XIX, viviam e subsistiam os meiavienses na base do cultivo de pequenas parcelas agrícolas e da exploração dos baldios existentes no Charneca e arredores, quando foram espoliados de madeiras e lenhas pelo então administrador concelhio de Torres Novas, situação que se viria a resolver através de petições à Casa Real.'
Principais Atividades
Atividades Económicas: Indústria, comércio e serviços.
Festas e Romarias: Festas do Divino Espírito Santo: realiza-se anualmente no Domingo de Pentecostes.
Património Cultural: Quinta do Casalito, edifício de 1920 projetado pelo arquiteto Raul Lino; Cruzeiro do séc. XVII que reminiscência da antiga capela do séc. XVI.
Gastronomia: Silerca: espécie de cogumelo que se cozinha de diversas formas, com diversos acompanhamentos.
Artesanato: Fabrico artesanal dos tabuleiros e regilhas de fitas, que se utilizam na festa do divino Espírito Santo e que fornecem para as festas nas terras em redor.
O Teatro Meia Via - Associação Cultural de Torres Novas foi fundado em 19 de Abril de 2001, numa consolidação da atividade teatral que já se desenvolvia na aldeia da Meia Via há cem anos e com maior regularidade desde os anos 80.
Esta é uma propriedade de potencialidade única.
Venha conhecê-la.
Marque a sua visita!
ESCOLHER A exP Portugal SIGNIFICA: Optar pela mais eficiente Rede de Consultores Imobiliários do mercado, capazes de o aconselhar e acompanhar na operação de compra do seu imóvel. Seja qual for o valor do seu investimento, terá sempre a certeza de que o seu novo imóvel não é uma parte do que fazemos - é tudo o que fazemos.
VANTAGENS:
-Disponibilização de um Consultor Dedicado em todo o processo de compra;
Informação para profissionais do sector imobiliário com licença AMI
Quinta do Casalito is part of a cultural heritage, and a p roperty of more than 2.5 hectares, with an extraordinary potential, as it has inumerous valences. Located in Aldeia da Meia Via, Torres Novas, region of fine lands, Meia Via, has always been part of Santiagos religious path until July 3, 2001 and then it became autonomous, changing its name to the parish of Meia Via, being the most recent parish in the municipality of Torres Novas.
Its 20th century palace (construction completed in1937), has an architectural project signed by the
famous architect Raul Lino (1879-1974), widely known for articulating the Portuguese tradition 'Casas Portuguesas' with the innovative European current of the beginning of the 20th century.
Raul Lino was inspired by Frank Lloyd Wright, in the articulation of its architectural conception with the spirit of the place, valuing the landscape and decorating the interior spaces with traditional functional materials, as advised by the theory of Arts and Crafts.
He planned each space according to the needs of its users, making the house a work of art, where he considered both individual and collective use.
The space, furniture, decoration and garden were conceived as a whole.
Although this palace was not one of his award-winning works, the 591m2 mansion includes:
4 floors and 26 rooms, embellished by balconies and connected by corridors
It has 14 rooms, one of which is a suite,
4 bathrooms,
2 kitchens,
1 hall,
3 corridors
And a turret with a fireplace and a breathtaking landscape
Consisting of 3 floors; Ground floor, 1st floor, 2nd floor - Torreão 'Ninho d'Águia' (eagles nest) and basement, it has been carefully kept and personalized with the implementation of crockery and tiles made by commission, as well as classical furniture, which inspired the name given to each room; it also has modernized equipment, meant for specific purposes of our daily routine, essential for those who have inhabited it, in past times.
Ground-floor:
1st floor:
2nd floor:
-Tower is an open space with a fireplace flanked by wooden crusted shelves, enhancing the 'pure white' colour of the walls and window frames. Windows are wide and surround the whole area,
providing natural lighting and amazing, unsual views, creating a symbiosis between the unique outdoor surroundings and the handmade interiors, including the entire molding of the ceiling.
(access to the attic area is only made through one of the house wings)
Basement:
-8 divisions, featuring the 4th complete bathroom from the house
Características:
Divisões
Total quarto(s): 14
Casa(s) de Banho: 8
Zona Envolvente
Campo
Áreas
Área Útil: 1726
Área Bruta: 1726
Área de Terreno: 27681750
Infraestruturas
Jardim
Torres Novas, Santarém 20 de abril de 2024 05:55
Moradia Isolada - T14 - Venda - Santarém - Torres Novas
980 000 €Contactar anunciante