Casa de Francisco Solano de Abreu
Antiga casa de habitação, construída há mais de 200 anos, localizada no centro histórico da cidade de Abrantes.
Com 710m2 de área coberta e 100m2 de terreno, esta casa tem 27 divisões distribuídas por 2 pisos.
O piso térreo tem 4 entradas independentes a partir do exterior. A entrada principal da casa faz-se por uma grande porta que dá acesso ao Hall de entrada com piso em lajes de pedra, através do Hall temos também acesso às outras divisões do piso térreo. É de realçar as divisões destinadas a uma instituição bancária que funcionou na casa até à década de 1970, uma adega com o piso em lajes de xisto e granito e as antigas divisões onde funcionou também um posto da policia.
No piso superior, as divisões são muito amplas com tetos em saia camisa e piso em madeira. É neste piso que se situava a zona social da casa, com os quartos, casas de banho, salas e cozinha. Este piso dá ainda acesso ao jardim com uma cisterna da época Árabe ou Romana, aparecendo no primeiro inventário de cisternas da cidade de Abrantes em 1811.
Tem ainda uma garagem com capacidade para duas viaturas.
O edifício conserva os traços arquitectónicos originais que poderão ser uma grande mais valia na recuperação do interior da casa.
Os rodapés da casa são na sua grande maioria cobertos por azulejos do Séc. XVIII e XIX.
A fachada bem como todo o exterior do edifício foram totalmente recuperados, foram colocadas janelas em PVC de vidro duplo e portas anti-fogo, o telhado da casa também foi reabilitado com isolamento térmico.
O interior necessita de obras de recuperação para que possa ser habitado.
Localizada no centro histórico, junto ao largo da igreja de São Vicente e ao Teatro São Pedro, a casa Francisco Solano de Abreu também está muito próxima do Castelo que fica a cerca de 100 metros.
O Dr. Francisco Solano de Abreu nasceu nesta casa, em 1858, sendo reconhecido como um dos grandes beneméritos da cidade de Abrantes.
Fundou cerca de 3 jornais e pertenceu aos corpos gerentes do Montepio Abrantino Soares Mendes, onde criou uma farmácia privativa, contribuindo ele próprio com elevada quantia para o efeito. Em 1905 fundou o Sindicato Agrícola de Abrantes, de que foi presidente. Foi provedor da Santa Casa da Misericórdia durante muitos anos, criando no Hospital do Salvador, que dela dependia, o 'banco' e fazendo construir a sala de operações, a maternidade e outras instalações. Também ajudou a fundar a 'Sopa dos Pobres'.
Em 1908 foi eleito presidente da Câmara Municipal de Abrantes.
Em homenagem a Francisco Solano de Abreu, foi dado o seu nome a uma escola secundária e uma avenida da cidade de Abrantes.
RICARDO GRÁCIO
#ref:2034
Caracter?sticas:
Divisões
Casa(s) de Banho: 3
Sala(s): 10
Total quarto(s): 14
Áreas
Área Bruta: 710
Área de Terreno: 100
Área Útil: 710
Abrantes, Santarém 6 de outubro de 2023 22:14
Moradia - T14 - Venda - Santarém - Abrantes
245��000 €Contactar anunciante