O projeto diz respeito à identificação de uma moradia unifamiliar constituída por um piso habitacional que está abaixo da cota da soleira e por um piso térreo habitacional que está acima da cota da soleira piso onde também se localiza o estacionamento onde se preveem 2 lugares de estacionamento cobertos.
A sequencia desta construção, foi organizada pela forma e morfologia que o terreno associado á exposição, ao vento e á luz solar nos oferece.
Este projeto foi construído tirando o maior partido do acentuado desnível que o terreno apresentava no sentido sudoeste/nordeste.
O seu impacto acaba por ser menor na zona da entrada da casa a Poente com apenas um piso acima da cota da soleira visível que se vê a partir da rua na fachada nascente.
Voltando ao interior do terreno, a moradia revela a sua maior importância volumétrica com 2 pisos bem definidos é precisamente nesta fachada que se propôs a abertura de uma grande varanda que serve o piso térreo e toda a zona central da casa bem como a abertura dos envidraçados de grande dimensão que servem toda a zona abaixo dos quartos.
O piso número 1 é a área privativa da casa através desta área de distribuição vertical aprumada com o piso superior acedemos às 3 suítes da habitação sendo que a suíte principal contempla para além do wc completo e uma área de closet, e, as outras restantes suites são servidas cada uma por wc completo mas que permite o acesso a pessoas com mobilidade condicionada/reduzida e estão equipadas com roupeiros de embutir na parede.
Todas as suítes são servidas por pequenos terraços que sem qualquer muro e/ou guarda tiram proveito da cota natural do terreno e permite o acesso direto a toda a zona exterior da casa voltada para o interior do lote.
Aqui o objetivo é naturalmente potenciar ao máximo o contato direto com a natureza.
O piso zero contempla a área social da casa.
O acesso à entrada faz-se através de uma rampa com 6% inclinação Máxima que garante a comunicação entre o passeio do arruamento exterior ao lote e o interior da sua habitação.
Este piso apresenta uma planta desafogada ao nível dos espaços sociais onde as circulações comuns e escadas assumem uma área tanto reduzida quanto possível.
Com posicionamento junto á fachada norte da habitação perto da entrada, temos o espaço previsto para um escritório, com wc privativo, sendo este servido por uma pequena varanda exterior voltada para o arruamento principal de acesso à casa, e é também por esta razão, que se posicionou voltando ao arruamento o estacionamento em garagem com o mínimo para 2 lugares cobertos.
Toda a zona central do piso térreo é destacada pela sala comum equipada com lareira onde foi proposto um pé direito mais elevado, sendo a ligação à cozinha feita através da zona de refeições em open space.
Uma vez que a compartimentação foi suprimida, o que visivelmente resulta numa área da casa bastante apelativa junto à fachada norte e servindo diretamente a cozinha, foi proposta uma zona de lavandaria que liga á dispensa e ao estendal exterior coberto.
O acesso ao exterior neste piso é garantido por um grande terraço que envolve a sala comum, a cozinha, o escritório e faz ainda a ligação com o pool deck e toda a área envolvente da piscina a sul a partir da qual se acede à zona de refeições exteriores de churrasco que está coberto por uma pérgula.
Esta zona de refeições comunica diretamente com a cozinha e com a zona de refeições interiores através de 2 vãos de correr posicionados na fachada sul.
Os alçados exteriores revelam a preocupação na integração dos elementos arquitetónicos dinâmicos, com uma linguagem bastante contemporânea e a envolvência com a natureza, sendo notória a preocupação com os materiais e tons escolhidos de forma a conseguir uma completa integração nesta palete de cores!
Esta moradia está ainda em fase de acabamento, mas espera por si!
Mafra é uma vila portuguesa, sede do município de Mafra, pertencente ao distrito e área metropolitana de Lisboa.
O município de Mafra é limitado a norte por Torres Vedras, a nordeste por Sobral de Monte Agraço, a leste por Arruda dos Vinhos, a sueste por Loures, a sul por Sintra e a oeste tem litoral no oceano Atlântico.
A nível regional, Mafra destaca-se pelo seu crescente desenvolvimento demográfico e urbano, ao mesmo tempo que apresenta uma paisagem ainda muito associada à ruralidade, com uma notável presença de valores naturais, culturais e arquitetónicos de reconhecimento nacional.
São disso exemplo o Palácio Nacional de Mafra (a mais grandiosa obra do barroco português e Património Mundial da Humanidade, inspiração para obras como o Memorial do Convento, de José Saramago), a Tapada Nacional de Mafra, a aldeia da Mata Pequena, o Penedo do Lexim, a Reserva Mundial de Surf da Ericeira e produtos gastronómicos como o Pão de Mafra.
#ref:W-02WAZG
Características:
Divisões
Casa(s) de Banho: 5
Sala(s): 2
Total quarto(s): 3
Zona Envolvente
Auto-Estrada
Escola
Espaços Verdes
Farmácia
Hipermercado
Polícia
Transportes Públicos
Extras
Conservação: Excelente
Áreas
Área Bruta: 293
Área Útil: 233
Infraestruturas
Garagem
Contactar anunciante