A Herdade do Vale, situada entre Silves e Monchique, dispõe de uma área total de 218 hectares, atravessada por duas ribeiras.
89% do solo é composto por litossolos pouco férteis, derivados de xistos e grauvaques, pedregosos e pobres em matéria orgânica, apresentando uma aptidão de uso D (S.R.O.A.); 6% de aluviossolos modernos, situados junto à ribeira, não calcários de textura mediana, com aptidão de uso A (S.R.O.A.), adequados para utilização agrícola intensiva; 5% de solos mediterrâneos amarelos, com limitações moderadas para utilização agrícola intensiva, derivados de xisto ou grauvaques de fraca espessura e baixa permeabilidade, com aptidão de uso B (S.R.O.A.).
Altimetricamente a propriedade varia entre os 12m e os 150m, com 69% da área situada acima dos 50m. O terreno é marcado por vales profundos, sendo que 88% da superfície possui inclinações superiores a 10%, alcançando até 50% nas áreas mais íngremes.
Para além das já referidas ribeiras, existem na propriedade quatro pequenas bacias hidrológicas. A pluviosidade média cifra-se em 640 mm anuais (média de 30 anos) com grandes oscilações interanuais entre os 240 mm e os 970 mm, com escassez de água nos meses de estio, situação típica de um regime marcadamente mediterrânico. Para a regularização do regime hídrico, a propriedade possuiu 7 pequenas barragens.
A afetação atual do solo a seguinte:
Pinheiro manso (121ha);
Medronheiro (22ha), com primeira produção num prazo de 4 a 5 anos;
Sobreiro (15ha), com primeira tiragem de cortiça em 2041;
Eucalipto (1ha);
Citrinos (25ha), explorados em regime de arrendamento à CACIAL, proporcionando um rendimento fixo anual estável e crescente).
É relevante referir que a instalação florestal está registada e certificada em modo de produção biológico que para além do valor futuro da produção proporciona já um rendimento proveniente das ajudas comunitárias para esse efeito.
A propriedade dispõe de condições climáticas e morfológicas favoráveis para o desenvolvimento da produção vitivinícola.
A Herdade encontra-se ainda vocacionada para turismo de natureza e cinegética, dada a situação privilegiada em termos paisagísticos, biodiversidade, isolamento e proximidade da costa algarvia. Os 1.000m2 de construções existentes, as 7 pequenas barragens, os mais de 22kms de caminhos florestais e a dimensão da propriedade, proporcionam neste sentido potencial de desenvolvimento urbanístico no segmento de luxo de turismo de natureza, atualmente com procura crescente.
O Decreto-Lei nº4/2024 de 5 de janeiro, em curso de regulamentação, vem criar um mercado voluntário de carbono em Portugal permitindo o envolvimento e a participação de agentes, ao nível individual e privado, através da promoção de projetos de redução de emissões de GEE. Dados os investimentos realizados na produção florestal, a Herdade está muito bem posicionada para beneficiar desse mercado em desenvolvimento. Por outro lado, é possível o desenvolvimento de produção de energias alternativas sustentáveis em grande expansão e desenvolvimento a nível global.
Localizada a 20 minutos de Silves e Portimão e 25 minutos de Alvor, a Herdade do Vale combina biodiversidade, sustentabilidade e a oportunidade de investimento no setor turístico.
(N/ref. JF756)
#ref:JF756
Características:
Divisões
Suite(s): 4
Zona Envolvente
Perto da praia
Áreas
Área Bruta: 1036.95
Área de Terreno: 2181280
Área Útil: 696.80
Infraestruturas
Garagem
Piscina Privada: Exterior
Contactar anunciante