Palácio El Carmen
Um imóvel único e repleto de história
Localizado num dos pontos mais altos na Serra da Arrábida, o palácio El Carmen foi a primeira construção feita na Arrábida.
Tornou-se assim um palacete histórico do séc. XV, com uma paisagem privilegiada, envolvido por mata atlântica e bosques frondosos.
Segundo Frei Agostinho de Santa Maria, o palacete terá sido mandado construir por D. Madalena Giron, 2ª Duquesa de Aveiro, em 1560, com o objetivo de ampliar e acrescentar instalações destinadas a alojamento, pois toda a estrutura era utilizada como casa de caçadas reais.
Também, D. Madalena decidiu fazer obras na capela El Carmen demonstrando devoção pela nossa senhora do Carmo.
O palacete tem 3200 metros quadrados de área bruta privativa e beneficia de um terreno de 16 mil metros quadrados, destacando-se sempre pela Capela de Santa Maria do Carmo, local de peregrinação anual.
O palácio possui os tetos e chão de origem, frescos e azulejos de 40 anos, os azulejos em questão são de cerâmica nacional criados por Andreas Stöcklein (artista plástico).
Distribuição do palácio:
O piso térreo do palacete tem 2 salões nobres com capacidade para 100 a 200 pessoas, uma sala de entrada, cozinha, copa, diversos quartos, casa de banho social e zonas de arrumos.
No primeiro piso tem 3 suites grandes, 1 sala com muita luminosidade e vista sob a serra, a qual dispõe de azulejos do século XV, 2 outras salas e zonas de arrumos.
O pátio exterior do palácio tem uma zona aberta, a adega e diversos edifícios de apoio e arrumos. Entre o edifício principal e a capela tem também um anexo com 2 suites, instalações sanitárias e um pequeno pátio. No exterior um encantador jardim junto ao palacete convida a apreciar a beleza e a calma da serra.
A propriedade dispõe ainda de um celeiro, zona de apoio à atividade agrícola e de uma extensa área de estacionamentos.
Venha conhecer este palácio com vários potenciais negócios!
Com uma extraordinária localização e de uma beleza natural ímpar, este imóvel tem grande potencial para recuperação em diversas vertentes, seja como casa de habitação ou como investimento para as mais variadas atividades turísticas ou de lazer.
Cronologia
· 1156 - Data do aparecimento da congregação dos Carmelitas com devoção a Nossa Senhora do Carmo ou Carmelo;
· 1534 - A capela de Santa Maria do Carmo foi construída e reparada por Mordomos e com esmolas do povo, quando os Duques de Aveiro tomaram conta da Coutada da Arrábida e começaram a cuidar das diversas capelas e a apoderarem-se delas;
· 1553 - Visitação da Ordem de Santiago onde se faz a descrição da ermida e obras realizadas
· 1560 - D. Madalena Giron, 2ª Duquesa de Aveiro decide construir o palácio e fazer obras na capela
· 1611 - A Irmandade de Setúbal manda construir os edifícios de apoio aos romeiros;
· 1676 - Obras realizadas na capela suportadas pelo Duque de Cadaval, governador das armas de Setúbal, que contribuiu com cinco mil reis;
· 1836 - Feito um arrolamento para a fazenda pública, referindo que àquela data a capela era propriedade dos 'bens da paróquia', apresentando certas confrontações;
· 1892 - Oliveira Parreira escreveu sobre a capela '(...) faz-se nessa capela uma festa anual onde todos os cabreiros da serra se banqueteiam e divertem ao som da tradicional gaita de foles (...)';
· 1980 - A Capela d'El Carmen é propriedade de D. Alexandre, da família Palmela;
Entretanto o palácio foi comprado e durante vários anos, o espaço recebeu eventos privados sobretudo casamentos e batizados. Atualmente encontra-se fechado.
;ID RE/MAX: (telefone)
#ref:125461053-7
Características:
Divisões
Número de pisos: 1
Áreas
Área Bruta: 3200
Área de Terreno: 400000
Contactar anunciante