O Palácio dos Mesquita Pimentel foi construído no séc. XVI por Luís de Mesquita Pimentel, nobre cavaleiro da cidade de Elvas que nele albergou Filipe II de Espanha em 1580 nos meses que viveu nesta cidade antes de partir para Lisboa. Meses antes o palácio sofreu grandes obras executadas pelo arquiteto régio Juan de Herrera, o mesmo que esteve na construção do Mosteiro do Escorial. Originalmente, o prédio encontrava-se ligado ao edifício situado um pouco mais abaixo, à Porta do Sol, formando apenas um edifício.
O palácio sofreu depois adulterações nos séculos XVIII e XIX, conservando somente na fachada lateral, sobre a Rua Tenente Passos e Sousa, uma janela de canto com colunelos, típica da arquitetura espanhola do final do séc. XVI. No interior é de destaque um grande pátio ao qual se acede a partir de um portal encimado pelas armas dos Mesquita Pimentel.
De grande destaque é o grande troço da primeira cerca islâmica que corre pelo edifício, construída no séc. IX, incluindo a antiga Porta do Templo da mesma muralha, com o seu arco original em ferradura e entrada em cotovelo, porta descoberta no séc. XIX pelo proprietário de então, o Dr. Francisco de Paula Santa Clara, insigne historiador, tipógrafo e intelectual elvense.
Agende a sua visita!
#ref:EVR000116-25
Características:
Divisões
Total quarto(s): 18
Zona Envolvente
Centro da Cidade
Áreas
Área de Terreno: 924
Área Bruta: 1060
Área Útil: 1590
Elvas, Portalegre 4 de fevereiro de 2025 17:51
Palacete - T18 - Venda - Portalegre - Elvas
1 500 000 €Contactar anunciante