Palacete pertencente à herança do Visconde de Montalvo localizado em zona ARU (Área de reabilitação urbana) no centro antigo da cidade de Setúbal.
Tendo a sua construção passado por várias etapas, localiza-se como data determinante do atual edifício a última década do séc. XIX, encontrando-se atualmente o imóvel em propriedade total sendo no entanto composto por 3 diferentes andares ou divisões suscetíveis de utilização independente, localizadas em 2 pisos e com duas entradas independentes: a principal que dá acesso ao piso principal do palacete e uma lateral que dá acesso ao piso em semi-cave ambos com pé-direito total de 4 metros.
Neste momento existe um projecto aprovado de remodelação total para moradia unifamiliar composta por 3 suites com closet, 3 salas, 1 escritório, cozinha e garagem.
O edifício constitui um importante testemunho da arquitetura palaciana do período romântico da cidade, de estilo neorrenascença e neobarroco, possuindo a frente de fachada virada para a rua, mas em posição recuada, sendo antecedido de um jardim murado, encontrando-se encostado pelo lado poente, à capela de Nossa Senhora da Conceição, edifício erguido em finais do séc. XVII;
O palacete atual parece ser o resultado de várias construções assentando sobre o arcaboiço do antigo rés-do-chão daquilo que parece ter sido uma residência apalaçada ou casa nobre; Esse rés-do-chão antigo, parece ser a razão de termos hoje uma cave de invulgares dimensões e altura, o que determinou também o aspecto do seu alçado exterior, mais elegante e elevado do que seria de esperar numa casa sem andar superior.
O edifício ostenta uma arquitetura sóbria, mas sofisticada, num gosto eclético tardo-clássico de pendor italianizante onde a fachada principal compreende sete vãos de extensão no piso nobre e cave - esta dotada de janelas térreas -, com o portal a eixo servido por uma pequena escadaria marcando o corpo principal mais saliente, com cinco vãos. A sobriedade é especialmente evidente no desenho dos vãos, de recorte simples com verga em arco ligeiramente abatido, os quais se rematam com ornatos barrocos em massa rebocada,
Ao transpormos o portão da garagem, situado no topo nascente da casa, podemos identificar no interior o trecho da muralha medieval, onde a construção se encostou no seu início, que se estende longitudinalmente no sentido este-oeste.
O Grupo Mercator tem origem sueca e é uma das mais antigas empresas de mediação imobiliária licenciadas (AMI 203) em Portugal. A empresa comercializa e intermedia propriedades há mais de 50 anos. A Mercator concentra-se nos segmentos médio e luxo e trabalha em todo o país com uma presença muito forte na zona de Cascais e no Algarve.
Mercator tem uma das melhores ofertas de residências do mercado. Representamos aproximadamente 40 por cento dos investidores escandinavos que adquiriram casa em Portugal durante a última década. Em alguns locais como Cascais, temos uma quota de mercado que ronda os 80 por cento.
A informação publicitária apresentada não é vinculativa e carece de confirmação em caso de interesse.
#ref:12005
Características:
Divisões
Número de pisos: 2
Sala(s): 2
Total quarto(s): 8
Zona Envolvente
Centro da Cidade
Escola
Espaços Verdes
Farmácia
Polícia
Zona Histórica
Áreas
Área Bruta: 820.48
Área de Terreno: 1173.84
Contactar anunciante