A Quinta do Tanque é uma propriedade histórica, com uma imponente Casa Nobre com capela, fica localizada no concelho de Anadia, região da Bairrada.
Esta fantástica propriedade tem uma história imensa desde o momento da sua construção aos intelectuais e individualidades que por ali passaram.
A Casa Nobre é uma obra cujo traçado se deve ao insigne estatuário Machado de Castro e que a sua elegante construção apalaçada, de linhas sóbrias, tipo pombalino, foi mandada construir pelo Capitão-Mor Albino Xavier Cerveira pai do Bispo e professor da Universidade de Coimbra D. José Xavier Cerveira e Sousa, foi Bispo do Funchal, de Beja e Viseu, cujo as armas episcopais estão representadas no brasão que enobrece a fachada principal do edifício.
Apesar de ter sido construída na primeira metade do séc. XIX (1800´s), esta casa imponente apresenta um estilo que revive o que foi usado em finais do século anterior, com profundo gosto Pombalino. Provavelmente foi construída sobre uma antiga casa de habitação já existente no local, pertencente à familia Cerveira já vivia na localidade à várias gerações.
Não é conhecido o arquiteto responsável pela obra, alguns historiadores defendem que o escultor Machado de Castro teve influência na escolha do arquiteto, e segundo outros, terá sido ele próprio o responsável pelo projecto.
Esta situação é sustentada pela relação de parentesco e amizade que o escultor mantinha com a familia Cerveira.
Machado de Castro foi um dos maiores e mais renomados escultores portugueses, foi também um dos escultores de maior influência na Europa do século XVIII e princípio do século XIX.
A obra mais conhecida de Machado de Castro é a estátua equestre do Rei D. José, no Terreiro do Paço em Lisboa.
O edifício é composto por dois pisos, com um terceiro, sob a forma de mansarda ou águas furtadas sobre a parte central.
A fachada é dividida em três partes por pilastras.
Em ambos os lados da casa há motivos que interessa referir. Do lado esquerdo, encontramos um portão que dá acesso ao pátio, datado do séc. XVII (anterior à construção do edifício).
Do lado direito surge a capela, o ex-libris desta propriedade.
Nesta capela existe uma obra digna de realce: trata-se do Retábulo dos Santos Físicos, representando São Cosme e São Damião. Sendo considerada uma obra de grande importância para a Renascença Coimbrã, foi criada entre 1510 e 1530 não havendo certezas da oficina responsável pelo trabalho, mas é da época em que João de Ruão, escultor nascido em Ruão na Normandia em 1500, muito famoso no seu tempo, tinha oficina em Coimbra.
Esta capela foi mandada construir por D. António Xavier de Cerveira e Sousa, comendador da Ordem de Cristo, para que nela fosse sepultada a sua esposa D. Maria José Pereira e Costa, que faleceu em 1842 e foi transladada para esta capela em 1844.
Na obra impar do escritor Julio Castilho 'Memórias de Castilho', há muitas descrições dos seus momentos na Quinta do Tanque e das Tertúlias que lá se faziam, a familia de Julio Dinis era originária da mesma localidade e as casas eram muito próximas uma da outra.
O interior da Casa Nobre, com 838m2, em óptimas condições, é composta por:
Piso Térreo:
Piso Superior:
Águas furtadas:
O interior da habitação conserva toda a sua originalidade, tanto nos acabamentos como no mobiliário. De salientar os pisos das divisões em tábua corrida, o chão dos corredores do piso térreo em Azulejos hidráulicos e a escadaria lateral em pedra de Lioz.
Nesta fantástica habitação todas as divisões são muito amplas, todas têm janelas e o pé direito é muito alto.
As janelas são em vidro duplo e todas as portas e portadas são em madeira maciça originais da construção.
No exterior da Casa Nobre, rodeada por um terreiro privado, há um edifício com uma garagem e um espaço de convívio com lareira.
Há ainda antigas construções em ruínas que serviam de cavalariças e espaços de apoio agrícola.
O terreno da Quinta do Tanque é todo ele um espaço verde e limpo com 4.6 hectares, no centro fica um antigo e grande tanque, a que se deve o nome da propriedade.
Com uma nascente de água através de uma mina, a propriedade é atravessada por um canal que leva a água até ao tanque.
O PDM de Anadia, permite a construção de média densidade numa área considerável de terreno. Cerca de 12 lotes para construção.
Esta fantástica propriedade tem bastante potencial e poderá ter várias valências quer a nível residencial, quer a nível turístico, dada a sua singularidade, dimensão e proximidade das cidades de Coimbra, Aveiro, Melhada e da auto-estrada A1.
Esta região é muito conhecida pelos pratos gastronómicos típicos, sendo o mais conhecido o leitão e também muito afamada pelos vinhos da Bairrada.
A apenas 30 minutos da cidade de Coimbra e a 1 hora da cidade do Porto , a Quinta do Tanque é uma propriedade localizada no meio rural com grande proximidade de todos os serviços essenciais.
Distâncias:
Coimbra - 27km
Mealhada - 4 km
Anadia - 7km
Aveiro - 56km
Porto - 104km
Lisboa - 225 km
#ref:RG2039
Características:
Divisões
Casa(s) de Banho: 3
Lavabo
Número de pisos: 3
Sala(s): 6
Total quarto(s): 8
Zona Envolvente
Campo
Distância do Mar: 27km
Espaços Verdes
Vista para Campo
Zona Histórica
Áreas
Área Bruta: 838
Área de Terreno: 46510
Área Útil: 730
Contactar anunciante